31 de março de 2013

TrailBlazer e SW4 que se cuidem - Ford Explorer

O mercado de SUVs no Brasil atualmente está bastante aquecido, com diversas opções de utilitários esportivos, ulguns deles já fazem grande sucesso no país, como por exemplo a Toyota Hilux SW4  e Chevrolet Blazer, a primeira lançada no Brasil em meados de 2001 e a segunda desembarcou no país em 1995. Hoje estas já estão bem diferentes, a SW4 mudou totalmente em 2006 e mantém atualmente com o mesmo visual, passando apenas por reestilizações. Já a GM investiu pesado em 2012, mudando radicalmente o visual da linha S-10/Blazer, a Blazer passando a se chamar TrailBlazer (nome do SUV americano derivado da Silverado). Para aquecer ainda mais este mercado de SUVs, seria uma excelente opção se a Ford desenvolvesse um utilitário para concorrer diretamente com a TrailBlazer e SW4, cogita-se que a Ford lançará a versão SUV da Ranger e batizará de Everest. Porém a projeção abaixo mostra uma SUV semelhante ao cogitado Everest, esta chamei de Explorer.
Comparando com a pick up Ranger, a SUV não muda muito na parte dianteira, nesta recebe apenas um acabamento preto no parachoque dianteiro, na lateral os vincos e linhas da pick up permanecem.
Já na traseira as mudanças vão além, com um forte vinco que liga a terceira janela lateral á outra do lado oposto, contornando a traseira. Dupla saída de escapamento, revestimento em plástico preto nas partes traseira e laterais, e pequenas semelhanças com a Ford Explorer americana.

Espero que gostem e comentem!

3 comentários:

  1. Olá, Washington. Voltando um pouco a comentar no blog: devo dizer que não achei a ideia muito boa pelo fato da mesma ser reestilizada a pouco tempo, além de eu achar a projeção "mais a cara" do Edge.

    A frente de projeção ficou simplesmente espetacular, gostei muito do design e manteve as características da Ford Mundial. Muito bonita!

    A traseira ficou muito bonita, mas não gostei muito dos faróis traseiros e teve uma mudança nas janelas traseiras em relação a primeira imagem.

    Nota geral: 8.5
    Obrigado pelo espaço, Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Bruno, senti a falta dos seus comentários no blog rsrsrsrsrs! É verdade, a Explorer foi reestilizada a pouco tempo nos Estados Unidos, a projeção que fiz é uma versão brasileira da SUV americana inspirada na Ranger. Para mim a Explorer disputaria espaço no mercado com a aTrailBlazer, SW4, Pajero Dakar, entre outros, já o Ford Edge pertenceria à categoria dos crossovers, disputando o mercado com Hyundai Ix35, Jeep Compass... etc. Quanto às alterações na traseira eu quis mudar um pouco as janelas, para não ficarem muito simples e esqueci de alterar na primeira imagem.

      Abraços, Washington!

      Excluir
  2. Gostei mas ta um pouco a mais. pra ser a cara da Ranger tem de ser mais larga e a traseira um pouco mais simples e utilitária. Esse pilar C parece do Mercedes ML. Estilo não mata ninguém mas os custos de produção sobem e ai isso não ta com nada.

    Esse stop no para choque traseiro e o escape duplo nunca iriam a produção e para ser concept tem de ser mais agressivo. e que tal uma espécie de split tailgate para modernizar?

    Gosto das tuas projeccoes. embora algumas me pareçam muito desfocadas, se calhar porque as versões do mesmo carro que vocês tem e nos temos são diferentes.

    P.S. Sou de Moçambique e nos obtemos as versões europeias, japonesa e sul africana/australiana dos carros.

    ResponderExcluir