23 de maio de 2011

A valente GM -- Chevrolet D-20

A pedido de um leitor do blog, fiz esta fantástica releitura da picape que marcou a história automobilistica, brasileira, a D-20. Que foi produzida pela GM de 1985 a 1997, composta por versões pick-up cabine simples e cabine dupla, com caçamba longa ou curta.

Um pouco da sua história:
Em 1985 são lançadas as pickups e em 1989, os utilitários. O grande destaque da nova série era o moderno desenho, típico dos veículos da década de 80, com linhas retas e cantos arredondados, faróis quadrados do Opala, grade frontal moldada em plástico, assim como a ponteira dos para-choques dianteiros. As dimensões da carroceria aumentaram em 100mm na altura e na largura, em relação a Série 10. Comprimento, entre-eixos e as bitolas dianteiras e traseiras foram mantidas, pois o chassi era o mesmo da versão anterior.
Em todos os modelos, eram empregados a mesma mecânica simples, resultando na fama de robustez desses veículos. Seu chassi era composto por duas vigas de aço estampado em formato de "U", unidas por travessas.
A suspensão dianteira era independente, com o uso de bandejas superiores e inferiores, molas helicoidais e amortecedores telescópicos de dupla ação. Na traseira, era utilizado um clássico sistema com eixo diferencial rígido, feixes de molas e amortecedores hidráulicos de dupla ação.
O sistema de freios era composto por dois circuitos hidráulicos, com discos na dianteira, e tambores na traseira. O sistema possuia uma válvula proporcionadora traseira, destinada a equalizar a pressão exercida sobre os tambores traseiros de acordo com a carga do veículo. Em 1995, as pickups ganharam um sistema RWAL (Rear Wheel Anti-Lock) para aumentar a eficácia dos freios traseiros. Para fins de marketing, esse sistema foi denominado ABS-T.
O fim da Série 20 marca o encerramento da acirrada disputa entre a Ford e a Chevrolet pelo mercado brasileiro de utilitários. Pouco tempo depois do final de sua produção, a Ford também substituiria a F-1000, outro ícone dessa época, pela moderna F-250.
O nome D20 ainda seria reutilizado pela Chevrolet na Silverado, numa tentativa de alavancar as vendas desse modelo.

Então vamos ao que interessa, como seria a D-20 nos dias de hoje?
A frente teria um visual moderno, seguindo os padrões da GM, e seria mantido a sua grande carroceria, transmitindo a sua robustez.
Traseira com visual super moderno, pra ninguém botar defeito, rs rs!

Faça como o leitor, envie sua sugestão pelo formulário de contato do blog, que farei com imenso prazer.

Espero que gostem e comentem!

4 comentários:

  1. projeção no blog WeCars: amanhã

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  2. Oi Washington, você mandou muito bem nessa projeção, só ficou devendo a versão cabine simples, gostaria de vê-la no concursa, abraço!
    Cristiano Sousa
    Santa Quitéria do Maranhão - MA

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  3. ola cara ficou muito caprichada este modelo eu tenho uma d20 e nao troco nem pela hilux de hoje

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    1. Muito obrigado pelo comentário, que bom que gostou da projeção, a D-20 conquistou uma legião de fãs durante a sua produção na década de 80 e 90. Se ainda fosse fabricada esta seria de porte superior ao da atual Hilux, teria aproximadamente o tamanho da extinta F-250, que saiu de linha há pouco tempo.

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