15 de julho de 2012

De volta ao mundo off-road - Gurgel Carajás.

O Gurgel Carajás foi o maior utilitário fabricado pela Gurgel. O grande porta-malas e o relativo conforto o diferenciavam dos demais jipes nacionais. Produzido nas versões Standard, LE e VIP, os modelos inicialmente planejados seriam: MM (Modelo Militar), TL (Teto Lona), RL (Rígido Lona) e TR (Teto Rígido), mas somente o último foi produzido em série. A partir de 1988 foi oferecida a versão com 4 portas, tendo a traseira mais longa e o teto pouco mais alto. A intenção da Gurgel era oferecer um modelo para um nicho de mercado que simplesmente não contava com nenhuma oferta no Brasil: um veículo confortável e de certo luxo, com muito espaço interno para cinco pessoas, seguro e potente na estrada, e ao mesmo tempo versátil, muito resistente, capaz de enfrentar estradas de terra em más condições e algum "fora-de-estrada" mais leve. Atendendo à sugestão de um leitor do blog, está sendo apresentado um remake de como seria o carro nos dias de hoje, seria o mesmo jipe da década de 80?. Veja a releitura abaixo.

O design da dianteira é composto pela grade quase fechada de forma retangular, faróis de formato trapezoidal e grade inferior telada, junto com o protetor de cárter. O acabamento em preto que envolve o carro reforça o espírito off road do Gurgel, seu tamanho diminuiu em relação ao modelo da década de 80. O conjunto da projeção ficou bem moderno, entretanto as linhas retas do carro resgatam um pouco do modelo da década de 80, juntamente com a traseira inclinada.

Na parte de trás segue as lanternas quadradas juntamente com o estepe, que sai do capô (como era no modelo de 1980) e vai parar na tampa do porta malas, no seu devido lugar. Como no Carajás da década de 80, o modelo de cima viria com a mecânica Volkswagen, sendo duas opções de motorização,  1.6 flex de aproximadamente 115 cavalos e um motor 2.0 a gasolina com seus 150, aproximadamente.

Modelo original de 1985, para comparação.

Espero que gostem e comentem, sugestão de projeção, envie através do formulário de contato do blog.

4 comentários:

  1. Ficou muito bom.a proposito a base foi o Renault Duster?

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    1. Obrigado pelo seu comentário Mikael, não costumo revelar a base de algumas projeções que faço, pois se eu as revelo perde-se toda a graça do projeto, mas posso dizer que esta foi a base que melhor se encaixou para esta projeção, pois tinha tentado anteriormente fazer este projeto em outras duas bases, mas não deu certo. Espero que entenda!!

      Continue sempre visitando o blog!

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  2. Nem precisa revelar! Ta a cara do Duster

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  3. Também acho, sem querer desmerecer seu trabalho, q ficou parecido demais com o Duster. Lembrando q o Carajás era um Jipão!

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