8 de setembro de 2011

A trajetória de um campeão - Chevrolet Monza

O Monza foi um carro fabricado pela GM dos anos de 1982 a 1996, lançado inicialmente a versão hatch de 3 portas, com visual moderno para a época e aerodinâmico, mas com um desempenho modesto. Em 1983 ganhou as versões sedan de 2 e de 4 portas, sendo a de 2 portas a mais vendida. Teve sua versão esportiva como a S/R, baseada na carroceria hatchback, produzida até 1988.
Em 1991 recebeu uma reestilização externa, mantendo porém basicamente o mesmo painel desde o lançamento até o final da produção ao mesmo tempo que se iniciava a era da injeção eletronica digital com o sistema multec.  O Monza será lembrado sempre como um carro que marcou uma revolução no seguimento de carros médios familiares no Brasil além de ter sido o carro mais marcante no país da década de 1980.
Conviveu pacificamente com o Chevrolet Vectra de primeira geração, desde o lançamento deste em 1993, até Abril de 1996, quando o Vectra de segunda geração no Brasil foi lançado, obrigando a aposentadoria definitiva do Monza em Setembro do mesmo ano.

É com imenso prazer que posto esta bela releitura do Monza, fiz esta baseada no modelo de 1991 a 1996, conhecido aquí na minha cidade como o "cara de ninja", por causa da frente baixa e os faróis estreitos e horizontais.
 
Modelo 1994:

Releitura do modelo feita por mim:
Frente com a identidade atual da marca, com estatura baixa, como no modelo de 1991 e faróis horizintais estreitos, linha de cintura reta que começa da parte superior dos faróis e terminando na parte superior das lanternas.

Traseira tabém com linhas retas, lanternas com formato quadrado, lembrando fielmente o nosso querido Monza.

Versão hatchback

Versão hatchback com visual moderno e aerodonâmico, lembrando o Monza hatch de 1982, e com um "quê" de Kadett.

Espero que gostem, deixe seu comentário!

13 comentários:

  1. Obrigado pelo comentário, continue sempre visitando o blog!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um grande Carro!
    A releitura é o Cruze de hoje ;)
    VLW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Henrique, se o Monza fosse fabricado seria mais uo menos isso aí, continue visitando o blog.

      Excluir
  3. eu ja tive um monza 92 ou 96 nao lenbro o ano dele mas o carro é potente, confortável é tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Ari Carlos, o Monza foi um dos melhores carros que a Chevrolet já produziu, sendo substituído pelo Vectra em 1996, que preencheu a lacuna deixada pelo Monza e cumpriu bem o seu papel até o ano de 2011, quando cedeu o seu espaço para o Cruze, que até então vem se mostrando um excelente carro e conquistando os consumidores de Vectra e Monza.

      Excluir
  4. pena que nao temos um velho conhecido na versao 2013 mas ficamos com ha saudade!! d um velho e bom carro ate hj sera q os d hj serao bom pro futuro?? abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Thiago, creio que os carros de hoje serão bons pro futuro sim, mas também alguns modelos serão "esquecidos".

      Excluir
  5. Muito bom o monza meu pai tinha um 89 1.8 botou uma hilux no bolso era bom se ele voltasse gostei do design!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Mac30, é uma pena que a GM não investe nesse tipo de projeto.

      Excluir
  6. muito bom, só prescisava um um modelo com duas portas , as lanternas traseira um pouco mais alongada e os faróis mais quadrado e um pouco maior para manter um pouco mais do modelo antigo. Tenho um monza modelo 88 e não vendo, sou fan assumido!!!!....

    ResponderExcluir